quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra


Entre tantos significados e pesquisas no campo da ciência, sobre a consciência, vale dizer que ela é a capacidade de perceber a relação entre si (Homem) e um ambiente (Sociedade). Mas foi o Poeta Gaucho Oliveira Silveira que lhe deu a uma cor ao idealizar em 1971 o dia da Consciência Negra em 20 de novembro. Tendo o objetivo de valorizar a identidade negra no Brasil, é o provável dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da luta pela libertação dos escravos no Brasil Colonial.

Em nove de janeiro de 2003, transformou na lei 10.639 que incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Nada mais justo que os idéias e princípios do dia da Consciência Negra se perpetuem contra as injustiças sociais geradas pela desigualdade racial.

Neste 20 de novembro a partir das 16:00 horas o espaço realiza atividades para comemorar a Consciência Negra e conta com a participação dos alunos, familiares e amigos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário